Governo vai mostrar sua visão sobre financiamento no Agro em Questão

Chuva pode prejudicar atividades de campo no Centro-Oeste, Sudeste e Norte
26 de Janeiro de 2018
Soja do Mato Grosso está pronta. O problema é tirá-la do campo
30 de Janeiro de 2018

O governo também terá espaço no Agro em Questão para falar sobre financiamento no agronegócio. O evento, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), acontece na próxima quinta (1), em Brasília. O objetivo do encontro será debater desafios e alternativas do financiamento agropecuário para garantir o crescimento do setor.

O painel vai apresentar aos segmentos do agronegócio as discussões que permeiam o governo federal sobre a execução da política agrícola brasileira. Serão abordados os impactos sobre os gastos com a Função Agricultura decorrentes da Emenda Constitucional 95/2016 (Teto dos Gastos), bem como as alternativas vislumbradas pelo setor público para fomento da atividade e garantia de renda ao produtor.

O debate contará com a participação do ministro da Agricultura Blairo Maggi, da deputada federal Tereza Cristina, da secretária do Tesouro Nacional Ana Paula Vescovi e do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello de Castro. O moderador será o jornalista Alexandre Garcia.

“Precisamos ter uma abundância maior de crédito para o agronegócio e descobrir outras fontes de financiamento mais baratas, não só o crédito oficial. Temos que ter também o suplementar com juros mais compatíveis com a nossa atividade”, declarou Tereza Cristina.

O tema principal da palestra da deputada federal serão os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) em moeda estrangeira. Segundo Tereza Cristina, a modalidade é muito utilizada em países como a Argentina, o Paraguai e o Canadá, mas no Brasil ainda depende de regulamentação.

“O Brasil é o segundo maior player da agricultura, mas ainda não tem acesso aos CRA em dólar. É uma briga que a gente vem travando há mais de três anos e que precisamos conquistar para trazer investidores lá de fora para investir no agronegócio brasileiro”, afirmou ela.

Os outros dois painéis do evento terão como temas “Panorama do Financiamento para o Agronegócio – Visão do Produtor” e “Fontes de Mercado para o Financiamento do Agronegócio”. O presidente da CNA, João Martins, e o presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Márcio Lopes de Freitas, também estarão presentes no Agro em Questão.

 

Fonte: CNA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *